Turismo Ampliado

Tempo de leitura: 4 minutos

EM Alliance Turismo Ampliado Intercambio Para Brasileiros
Turismo Ampliado | E&M Alliance

Conceito – Turismo Ampliado é o turismo associado a qualquer processo de aprendizagem formal. O viajante estuda em uma escola em parte do dia e na outra parte do dia e fins de semana faz turismo.

Antes de entrar no assunto do texto, vamos falar um pouco sobre valor. Neste caso, vamos entender valor como o conjunto de benefícios obtidos, dado um investimento qualquer. Se adicionarmos a isso a percepção que cada um de nós tem sobre o que está recebendo, podemos entender que o mesmo conjunto de benefícios (valor) pode ser percebido de maneiras diferentes por cada indivíduo, ou seja, o que pode ter grande valor para um grupo de pessoas, pode não ter o mesmo valor para outro. Achei importante colocar essa pequena introdução para desvincular o uso da palavra valor de questões monetárias.

Este novo conceito de turismo, o Turismo Ampliado, vem ao encontro do que muitas pessoas têm procurado em suas tradicionais viagens, que é torná-la, de fato, marcante e inesquecível em múltiplos aspectos.

Na verdade, este é um conceito que estamos batizando agora, a partir de muitas observações sobre, como viajantes individuais, casais e famílias, tem utilizado os recursos disponíveis para viagens. Essas observações não foram realizadas utilizando um método científico formal, não pensamos sobre isso na época, mas agora, ao colocar no papel, constatamos que eram tão explicitas as similaridades sobre os objetivos dessas pessoas, que chegamos à conclusão sobre essa nova forma de fazer turismo. A maioria dessas pessoas vinham de países da Ásia ou Europa, como: Rússia, Cazaquistão, Turquia, China, Coréia do Sul, Japão, Itália, França, Suíça, Espanha, Tailândia, Alemanha, etc. Ou seja, uma grande diversidade de origens, mas, com objetivos muito parecidos, constatar isso foi fantástico!

Eles afirmaram que uma viagem sem alguma aprendizagem formal e útil para suas vidas seria um desperdício de dinheiro. Concordei em parte, pois tem vezes que uma viagem de puro lazer é mais do que necessária para dar uma desligada do dia a dia do trabalho e disse isso a eles. O argumento deles foi que, de qualquer forma, eles estariam fazendo algo diferente do dia a dia e que aprender algo sempre é muito prazeroso. Isso pode ser verdade para muita gente, mas, para outras não.

Lembram do conceito de valor? Este artigo e esta forma de viajar podem atender a um grupo de pessoas, pois fará muito sentido dar uma destinação que traga mais benefícios (na percepção deles), para outros, isso não se aplicará.

Na concepção desse grupo de pessoas, o turismo ganha valor a partir de um processo de estudo formal. São diversos os fatores que explicam a preferência desse grupo pelo Turismo Ampliado. A primeira é a limitação de recursos, para muitos não dá para fazer uma viagem só de lazer e outra só de estudos, então, unir os dois objetivos em uma só viagem é uma solução fantástica.

Soma-se a isso as relações criadas com os colegas de classe, a possibilidade de interagir com múltiplas culturas e sotaques (muito útil caso tenha optado por estudar um idioma) de forma muito mais intensa, as trocas de informações a respeito de passeios, dicas de bons restaurantes, lugares fora do roteiro e apreciados apenas por locais, melhores cidades no entorno para visitar, eventos da cidade, meios de transporte, melhores dias e horários para visitar os pontos mais procurados, etc. Tudo isso, soma um valor incalculável, na visão deles, a experiência de viagem.

Sobre questões financeiras, os estudantes podem ficar em acomodações bem mais baratas, com boa qualidade e que podem custar menos da metade de um hotel regular. No nosso caso, ficamos em um apartamento estudantil, um quarto com cozinha, banheiro e armários, praticamente o mesmo que um hotel, ao custo de € 23 por dia o casal. Podem ser consideradas ainda, as economias que ocorrem em função das dicas recebidas.

Na sua próxima viagem, se essa forma Turismo faz sentido para você, pense a respeito e transforme o que seria apenas uma viagem de lazer em uma experiência que guardará para o resto da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *