A Importância do Intercâmbio para Turbinar seu Currículo no Atual Cenário Brasileiro

Tempo de leitura: 2 minutos

EM Alliance Importancia do Intercambio para Turbinar Curriculo
A Importância do Intercâmbio para Turbinar seu Currículo | EM Alliance

A demanda por estudo no exterior se intensifica a cada ano entre os brasileiros. Canadá, Estados Unidos e Reino Unido aparecem no topo dos destinos priorizados no mercado de intercâmbio que, de acordo com a Pesquisa Selo Belta, obteve um crescimento de 22% em 2017, quando, então, atingiu o marco inédito de 302 mil estudantes focados, em sua maioria, nos cursos de idioma.

Entre os fatores determinantes para a tomada de decisão sobre este investimento, aparece a necessidade de “turbinar” o currículo com vistas a ascensão de carreira, ampliação do rol de oportunidades ou mesmo garantia de empregabilidade em tempos de crise.

A imersão no exterior, assim, é reconhecida como uma das maneiras mais eficazes para acelerar a aprendizagem ou o aprimoramento de um idioma e, nesta direção, conforme divulgado na 53ª edição da Pesquisa Salarial da Catho, a fluência pode significar um incremento de mais de 60% no salário.

A pergunta que prevalece, no entanto, é: a inclusão de idiomas no currículo por si só determinará o sucesso declarado pelas estatísticas, principalmente se considerarmos o atual cenário do país, no qual inúmeros profissionais qualificados estão disponíveis?

Diante da experiência adquirida após anos atuando na área de desenvolvimento humano e organizacional de empresas brasileiras de grande porte, é possível afirmar que, embora outro idioma possa atrair novos e interessantes olhares para o currículo, não é isso que trará diferencial competitivo, uma vez que um profissional de destaque é constituído por um conjunto de competências essenciais e raras.

No entanto, é indiscutível que aqueles que apostam no estudo internacional possuem maiores oportunidades de maximizar esta experiência para desenvolver tais competências, inclusive, em um curto espaço de tempo, se enxergarem o intercâmbio dentro de um planejamento estratégico com foco em resultados efetivos. Para tanto, ao menos 3 fatores fundamentais devem ser considerados:

  1. Identificação do Perfil do Intercambista – Seus potenciais e gaps de competência, expectativas, metas a serem alcançadas, tempo e recursos financeiros disponíveis para este projeto.
  2. Expectativa no Mercado – Qual o perfil do profissional demandado atualmente?
  3. Oportunidades para Desenvolvimento de Competências no Exterior – Identificação do melhor destino para o intercâmbio a partir de oportunidades ofertadas para desenvolver competências diante do perfil do estudante/profissional e das expectativas do mercado.

A partir destes três fatores será traçado um plano de desenvolvimento individual, gerando uma trilha de aprendizagem customizada com base em competências que o intercambista deverá desenvolver para turbinar o currículo e garantir, assim, o diferencial almejado para se destacar no mercado.

Neste percurso, porém, o auxílio de um mentor especializado em educação no exterior será crucial no desenho e orientação do caminho a percorrer diante de uma visão global. Por isso, escolha o seu mentor e comece a planejar a experiência que poderá lhe abrir as portas do sucesso profissional.


Veículo: Folha Dirigida
Data: 06/07/2018
Mídia Impressa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *